01 abril 2011

Linhas do Hatha Yoga


ALGUMAS LINHAS DO HATHA YOGA
Existem inúmeras linhas dentro do Hatha Yoga, aqui serão citadas as mais conhecidas.
As características básicas que diferenciam o Hatha Yoga dos outros ramos do yoga são os asanas (posturas), os kriyas (limpezas e purificações) e os pranayamas (exercícios respirtórios).

Shri Tirumalai Krishnamacharya (fundador do KYM, no sul da Índia, Krischnamacharya Yoga Mandiran), é um grande influenciador de muitas escolas modernas de Hatha Yoga.


No ocidente, a divulgação do yoga foi  de responsabilidade de alguns de seus alunos, hoje mundialmente citados, B.K.S. Iyengar, Pattabhi Jois,e  Indra Devi (a primeira mulher ocidental a estudar com Krishnamacharya).
Shri Swami Shivananda é um grande divulgador do yoga, assim como seus discípulos: Swami Satyananda Sarasvati, Vishnu-Devananda, Swami Satchidananda entre outros.

SHIVANANDA YOGA
Swami Shivananda Sarasvati,  grande líder espiritual da Índia, até 1963, profundo conhecedor do yoga e do vedanta.
 
Antes de se tornar swami, trabalhou como médico durante anos.
Fundou a Divine Life Society em Rishikesh, onde até hoje funcionam o Ashram, (que pode ser visitado ou hospedar-se nele), com aulas de Yoga e vedanta e o Hospital, com atendimento gratuito. www.dlshq.org
A prática de yoga segundo Shivananda possui o Surya Namaskar, que deve ser executado 12 vezes, Kapalabhati, Anuloma Viloma (pranaymas), meditação, yoga nidrá e DOZE asanas básicos.
No Brasil é possível fazer o curso de formação para professores, nessa linha, com certificação da Divine Life Society : www.DLS-saopaulo.org

YOGA INTEGRAL
Swami Satchidananda que foi aluno de Shivananda, desenvolveu o yoga integral com a intenção de desenvolver todos os aspecto do indivíduo através da prática de:
·         Raja Yoga: prática da meditação
·         Japa Yoga: prática da repetição dos mantras
·         Hatha Yoga: prática de asanas, pranayamas e Kriyas
·         Karma Yoga: prática da ação sem interesse
·         Bhakti Yoga: prática da devoção e do amor a deus
·         Jñana Yoga: prática dos estudos

ASHTANGA VINYASA YOGA
Patabbi Jois que foi aluno de Krishnamacharya  e hoje possui em Mysore uma escola de yoga  www.kpjayi.org (K Pattabi Jois Ashtanga Yoga Institute), priorizou alguns aspectos da prática utilizando seqüências  de asanas fixas através de vinyasa (movimentos fluídos ordenados por uma respiração ritmada, conhecida como ujjai), bandhas (retenções de energia) e drishtis (olhar direcionado a determinados pontos).
A prática do Ashtanga Yoga se popularizou no Ocidente após Madona declarar ser praticante do estilo.
Professores conhecidos nos dias de hoje, Danny Paradise (professor de Madona e Sting), Mathew Vollmer (professor em São Paulo) entre muitos outros.

Considerada uma prática vigorosa,  exige flexibilidade e consciência corporal, viável somente para aqueles que não possuem algum tipo de lesão.

IYENGAR YOGAB.K.S. Iyengar também foi aluno de Krishnamacharya e a característica principal de seus ensinamentos é o foco preciso no alinhamento de toda cadeia óssea e muscular utilizada pelo corpo em cada asana.
A utilização de “props” (possibilitadores das posturas), como cintos, blocos, bolsters (almofadões) e cobertores também é uma característica da prática.
Em São Paulo existem escolas que oferecem a prática desse método:
Yoga Dham
www.yogadham além de aulas oferece curso de formação para professores.
Centro Iyengar Yoga
www.centroiyengaryoga.com.br também oferece além de aulas curso de formação e workshops.

 
VINIYOGA

T.K.V. Desikachar
, filho de Krishnamacharya e hoje a frente do KYM (Krishnamacharya Yoga Mandiram),www.kym.org , (escola localizada no sul da Índia, em Tamil Nadu), que recebe alunos do mundo todo para os cursos de formação e aulas de yoga; têm em seu método o foco na necessidade individual de cada praticante, através do atendimento individual.
Para Desikachar o yoga só pode existir em uma prática individual.




POWER YOGA E VINYASA YOGA
A característica básica destas práticas é que as posturas fluem de uma para outra em sincronia com a respiração ritmada (Ujjai).
A diferença de Power Yoga e Vinyasa Yoga para o Ashtanga Yoga é que as duas primeiras práticas não possuem uma seqüência fixa de movimentos, podendo variar de uma aula para outra.
Os três estilos exigem força, flexibilidade e um corpo que não apresente lesões.

"A MELHOR coisa que GANHAR espaço é sem sombra de dúvida VIVER com MAIS ESPAÇO....lembrando SEMPRE que NOSSA vida acontece em NOSSO corpo e NÃO em qualquer outro".