16 abril 2011

  • estado de espírito: ...TAPAS...
  • descoberta: ...espaguete de quinua...
    (pra quem se interessar: www.quinuareal.com.br
    )
     
  • dica de livro: ...A mulher nos jardins de buda...
  • mantra: ...Om Shanti, Shanti, Shanti...
  • conselho: ...Fale menos e ouça mais...
  • dica do dia: ...aprenda a fazer pão....
A MULHER NOS JARDINS DE BUDA
O que faz certos seres partirem tão cedo em busca da própria vida e outros passarem uma vida inteira com medo de si mesmos? Uns andam com ou sem pernas, rumam se esfolando por caminhos afora, por estradas largas ou vielas escuras. Outros se procuram em espelhos humanos, sua vida em outras mãos, as pernas atrofiadas por falta de uso. É árdua a construção do equilíbrio, é um bater efêmero de asas. Porém, em algum ponto preciso da existência, a aurora do dia e a do eu podem acontecer simultaneamente." (pág. 120)

"Porque, assim como não se escuta o som do coração partindo, não se percebe o momento em que uma parte de nós sai de cena. Impossível! Mas é assim que acontece, pois somos uma legião. Somos muitos seres em um só, muitos atores em busca do bom personagem para nos habitar. A única permanência é a alma, ou seja, o que nos anima a seguir em frente. Se ela entra no outro que surge em nós mesmos, a vida terá novo ciclo de aventuras e possibilidades. Porém, se gruda num dos atores, tudo é devastação, sina a ser carregada."(pág. 140)
trechos do livro: Monja Coen - a mulher nos jardins de Buda. Neusa C. Steiner. Mescla Editorial.

09 abril 2011

  • estado de espírito: ...EMPIRICA...
  • observação do dia: ....Se há chuva, há diversidade...
...VOCÊ só pode APRENDER quando está OUVINDO...

08 abril 2011

  • estado de espírito: ...mãe cubana...
  • dica do dia: ...giz de cera e papel sulfite...
  • expectativa: ...transbordar....
"A cada momento, não somente o que penso,
o que digo, sinto e também minha forma
está mudando".
(professor "lúcido"Hermógens)

07 abril 2011

  • estado de espírito: ...Prezando o verbo transitivo...
  • dica do dia: ... M A U N A...(prática do silêncio)
  • expectativa: ...colher acerolas...



...PREZO moluscos MAIS que viagens a lua...

06 abril 2011

...TUDO é uma questão de RESISTIR ao impulso de QUERER mudar as coisas,
RECONHECER que desempenhamos um papel fundamental
e rendermo-nos as experiências que SURGIRÃO...

05 abril 2011

Mulheres e o Yoga


O yoga foi trazido da índia para o ocidente por uma linhagem
 de professores exclusivamente homens.
Na Índia a prática sempre foi de iniciativa masculina, exigindo que estes abandonassem sua vida estável e familiar, para mergulharem no caminho do desapego e auto-conhecimento.
Muitos séculos se passaram e nos dias de hoje uma nova geração, de mulheres, começa a ganhar peso, espaço e credibilidade.
São mulheres fortes, inspiradoras e que estão mudando a vida
 de muitas pessoas pelo mundo afora.
É a energia Shakti renovando, trazendo um olhar acolhedor, intuitivo e amoroso para a prática.

Minha gratidão à todas essas mulheres,
seu olhar, sua bondade e iniciativa agregadora.

www.yogawoman.tv

04 abril 2011

Os 8 passos do Yoga

 
8 Passos no caminho do yoga
Em versos milenares, o sábio Patanjali descreveu a trajetória a ser seguida por quem quer conquistar todos os benefícios que o yoga tem a oferecer.
1. YAMAS São cinco princípios básicos de ética.
*Ahimsa: Não violência.
O princípio da não violência foi apresentado ao mundo pelo líder indiano Mahatma Gandhi. Mas além de pregar contra a violência física, ahimsa também está relacionado com não praticar atos de violência contra si mesmo, como o excesso, as extravagâncias, pensamentos negativos e compulsões.
* Satya: Falar a verdade.
Ser sempre sincero – consigo mesmo e com os outros – em palavras, pensamentos e ações é o princípio de satya. Esse conceito milenar também foi eternizado pelas mensagens de Gandhi, que costumava dizer que a busca pela verdade era eu único objetivo na vida.
*Asteya: Não roubar.
Além de transmitir a idéia de que não se deve roubar e nem mesmo desejar o que é dos outros, Asteya carrega um dos principais conceitos da filosofia yogue: o desapego. Seu principal ensinamento é que precisamos de pouco para viver bem.
*Brahmacharya: Contenção da energia através do controle dos impulsos sexuais.
Aqui, o sentido não é ser, necessariamente, celibatário, mas sim saber direcionar corretamente as energias carnais. Brahmacharya prega, sobretudo, a moderação.
*Aparigraha: Desapego emocional.
Se asteya fala sobre desejos materiais, Aparigraha abrange os emocionais. O objetivo é se libertar de sentimentos como posse, ciúmes e apego, causa de muitas dores emocionais e grandes sofrimentos.
2.NYAMAS São cinco princípios básicos de disciplina.
*Saucha: Pureza.
Relacionado com aspectos físicos e mentais, é a purificação que se faz necessária para percorrer o caminho. Envolve desde limpeza corporal, alimentação saudável e prática de asanas, até livrar a mente de sentimentos negativos e perturbações, como raiva, ódio e inveja.
*Samtosha: Contentamento.
A alegria de receber todas as coisas da vida como um aprendizado é a chave para samtosha. Com ele, aprendemos a nos entregar com esforço e dedicação, a qualquer tarefa, por mais que nos desagrade.
*Tapas: Austeridade.
Tapas significa se esforçar, acreditar e ter força de vontade para alcançar um objetivo. É não desistir diante de uma privação mais dura, de uma postura mais complicada ou de uma etapa que pareça ultrapassar nossos limites.
*Svadhyaya: auto-conhecimento e estudo de si mesmo.
A literatura sagrada deve ser usada como instrumento na ampliação do entendimento do yoga e para o próprio desenvolvimento espiritual e pessoal. Aqui, é importante meditar sobre a própria natureza, passar a limpo aspectos da vida, investir fundo no autoconhecimento. A sensação inicial de mexer em velhas feridas não é boa, mas, por mais que o processo pareça doloroso, é a única forma de se libertar de velhos medos e temores.
*Ishvara: Rendição a Deus, entregar-se ao Supremo.
A confiança na existência de algo maior do que a nós é Ishvara, a fé que ultrapassa barreiras, sejam elas armadilhas do ego, bloqueios mentais ou ponderações racionais. Só é possível atingir essa fase do nyama quando o praticante já desenvolveu a habilidade de praticar todas as premissas anteriores, abrindo mão de seu orgulho e egoísmo.
3. ASANAS
As conhecidas posturas corporais do yoga também fazem parte da jornada.
De extrema importância dentro da filosofia, sua prática é responsável por fazer a energia fluir livremente pelo corpo, diminuindo, a dualidade entre nossos aspectos físicos e mentais.
4.PRANAYAMAS
Mais do que simples “inspirar e expirar”, os pranayamas são técnicas respiratórias sutis, que além de desenvolver a capacidade respiratória, direcionam a energia (prana) para os diversos chackras.
 
5. PRATYAHARA (abstração dos sentidos)

Descrito como o exercício para acalmar a mente e prepará-la para a meditação.
É a abstração dos sentidos, quando os direcionamos para o ponto neutro.
Nessa introspecção dos sentidos, o importante é serenar os pensamentos e permanecer imune aos estímulos exteriores.
6.DHARANA (Concentração)
Concentração absoluta onde a mente está focada em um único ponto, evitando o vai e vai da mente e se preparando para o real estágio meditativo.
Repetir mantras e manter os olhos fixos na chama de uma vela são alguns exercícios sugeridos pelos Yogas Sutras.
7.DHYANA (meditação)
A um passo de se atingir a iluminação o Dhyana trata-se da verdadeira meditação, o momento em que as confusões da mente, finalmente cessam. Os problemas do dia a dia passam a ser vistos como questões simples de serem resolvidas e o momento presente passa a ser o mais importante da vida.
8.SAMADHI (iluminação)
Resultado final desse longo processo de aprendizado, o samadhi é o estado no qual a consciência é iluminada pela luz divina.
Segundo alguns mestres yogues, é o momento em que todo amor está direcionado para o ser supremo e o indivíduo fica inteiramente ligado e absorvido por Ele.
O samadhi é a conseqüência da aplicação perfeita dos sete princípios anteriores, sinal de que não há mais nenhuma correção a fazer, de que a mente humano atingiu seu mais alto grau de perfeição e aceitação.
A recompensa é uma sensação de bem-estar e plenitude que vem de dentro, que independe de qualquer fator externo.

" Tudo que AGRIDE a terra, agride os FILHOS da terra.
   Não foi o HOMEM quem teceu a trama da VIDA,
   ele é MERAMENTE um fio da mesma.
  TUDO que ele fizer a TRAMA, a 'si PRÓPRIO fará"

03 abril 2011

"O HOMEM sem pensamento ESTÁVEL não tem PAZ"
(baghavagita)

02 abril 2011


"Quando for estender seu matt (tapete de prática) lembre-se;
É o seu coração que você precisa colocar nele".

01 abril 2011

Linhas do Hatha Yoga


ALGUMAS LINHAS DO HATHA YOGA
Existem inúmeras linhas dentro do Hatha Yoga, aqui serão citadas as mais conhecidas.
As características básicas que diferenciam o Hatha Yoga dos outros ramos do yoga são os asanas (posturas), os kriyas (limpezas e purificações) e os pranayamas (exercícios respirtórios).

Shri Tirumalai Krishnamacharya (fundador do KYM, no sul da Índia, Krischnamacharya Yoga Mandiran), é um grande influenciador de muitas escolas modernas de Hatha Yoga.


No ocidente, a divulgação do yoga foi  de responsabilidade de alguns de seus alunos, hoje mundialmente citados, B.K.S. Iyengar, Pattabhi Jois,e  Indra Devi (a primeira mulher ocidental a estudar com Krishnamacharya).
Shri Swami Shivananda é um grande divulgador do yoga, assim como seus discípulos: Swami Satyananda Sarasvati, Vishnu-Devananda, Swami Satchidananda entre outros.

SHIVANANDA YOGA
Swami Shivananda Sarasvati,  grande líder espiritual da Índia, até 1963, profundo conhecedor do yoga e do vedanta.
 
Antes de se tornar swami, trabalhou como médico durante anos.
Fundou a Divine Life Society em Rishikesh, onde até hoje funcionam o Ashram, (que pode ser visitado ou hospedar-se nele), com aulas de Yoga e vedanta e o Hospital, com atendimento gratuito. www.dlshq.org
A prática de yoga segundo Shivananda possui o Surya Namaskar, que deve ser executado 12 vezes, Kapalabhati, Anuloma Viloma (pranaymas), meditação, yoga nidrá e DOZE asanas básicos.
No Brasil é possível fazer o curso de formação para professores, nessa linha, com certificação da Divine Life Society : www.DLS-saopaulo.org

YOGA INTEGRAL
Swami Satchidananda que foi aluno de Shivananda, desenvolveu o yoga integral com a intenção de desenvolver todos os aspecto do indivíduo através da prática de:
·         Raja Yoga: prática da meditação
·         Japa Yoga: prática da repetição dos mantras
·         Hatha Yoga: prática de asanas, pranayamas e Kriyas
·         Karma Yoga: prática da ação sem interesse
·         Bhakti Yoga: prática da devoção e do amor a deus
·         Jñana Yoga: prática dos estudos

ASHTANGA VINYASA YOGA
Patabbi Jois que foi aluno de Krishnamacharya  e hoje possui em Mysore uma escola de yoga  www.kpjayi.org (K Pattabi Jois Ashtanga Yoga Institute), priorizou alguns aspectos da prática utilizando seqüências  de asanas fixas através de vinyasa (movimentos fluídos ordenados por uma respiração ritmada, conhecida como ujjai), bandhas (retenções de energia) e drishtis (olhar direcionado a determinados pontos).
A prática do Ashtanga Yoga se popularizou no Ocidente após Madona declarar ser praticante do estilo.
Professores conhecidos nos dias de hoje, Danny Paradise (professor de Madona e Sting), Mathew Vollmer (professor em São Paulo) entre muitos outros.

Considerada uma prática vigorosa,  exige flexibilidade e consciência corporal, viável somente para aqueles que não possuem algum tipo de lesão.

IYENGAR YOGAB.K.S. Iyengar também foi aluno de Krishnamacharya e a característica principal de seus ensinamentos é o foco preciso no alinhamento de toda cadeia óssea e muscular utilizada pelo corpo em cada asana.
A utilização de “props” (possibilitadores das posturas), como cintos, blocos, bolsters (almofadões) e cobertores também é uma característica da prática.
Em São Paulo existem escolas que oferecem a prática desse método:
Yoga Dham
www.yogadham além de aulas oferece curso de formação para professores.
Centro Iyengar Yoga
www.centroiyengaryoga.com.br também oferece além de aulas curso de formação e workshops.

 
VINIYOGA

T.K.V. Desikachar
, filho de Krishnamacharya e hoje a frente do KYM (Krishnamacharya Yoga Mandiram),www.kym.org , (escola localizada no sul da Índia, em Tamil Nadu), que recebe alunos do mundo todo para os cursos de formação e aulas de yoga; têm em seu método o foco na necessidade individual de cada praticante, através do atendimento individual.
Para Desikachar o yoga só pode existir em uma prática individual.




POWER YOGA E VINYASA YOGA
A característica básica destas práticas é que as posturas fluem de uma para outra em sincronia com a respiração ritmada (Ujjai).
A diferença de Power Yoga e Vinyasa Yoga para o Ashtanga Yoga é que as duas primeiras práticas não possuem uma seqüência fixa de movimentos, podendo variar de uma aula para outra.
Os três estilos exigem força, flexibilidade e um corpo que não apresente lesões.

"A MELHOR coisa que GANHAR espaço é sem sombra de dúvida VIVER com MAIS ESPAÇO....lembrando SEMPRE que NOSSA vida acontece em NOSSO corpo e NÃO em qualquer outro".